domingo, 14 de julho de 2013

Sobre sereias e a realidade


Numa noite dessas, enquanto o tédio me dominava, abri o youtube e fui procurar por algum documentário do Discovery Channel. O primeiro vídeo que apareceu falava sobre sereias, e como eu não sabia muito sobre esse assunto, cliquei nele para criar minhas próprias opiniões a respeito desse ser polêmico.
Eu já comecei a assistir com negatividade: nunca acreditei que tais animais realmente pudessem existir. No início do documentário, mostrava algumas pessoas que afirmaram ter visto sereias, tiraram fotos e tinham provas da existência delas, mas nem isso me fez acreditar. Afinal, as pessoas fazem tudo para aparecer, e uma dessas coisas é mentir, um dom que todo mundo tem.





















Quando eu tava quase pra fechar o vídeo, eis que aparece a salvação: uma teoria sobre o surgimento das sereias. Resumidamente, a teoria afirmava que um grupo de macacos se desviaram do bando e foram viver em minúsculas ilhas. Como lá era muito pequeno, eles passavam tempo demais no mar, pois era onde encontraram alimento e diversão. O grupo que continuou na terra normal evoluiu até virarem pessoas, nós. Já os que moravam na ilha, evoluíram de outra forma, criando escamas, pés de nadador, pulmões que guardavam mais ar, pele que suportava altas temperaturas, facilidade para nadar.
Pensei sobre o assunto, era uma teoria válida. Afinal, os ursos polares sofreram uma evolução parecida. Mas ainda era difícil de acreditar.

Pra falar a verdade, é difícil de acreditar em qualquer coisa que não faça parte de nossa realidade, estamos tão acostumados com o normal que se uma normalidade aparece, não acreditamos mesmo que seja óbvia. Por exemplo, se um bebê de dois anos vê o pai voando pela sala, vai rir ou se mostrar indiferente. Mas se a mãe do bebê ver seu esposo levantar voo, vai soltar um grito e achar que está louca. Isso é porque o bebezinho não tem noção do que existe e o que não existe: isso se aprende com a vida.*
Assim sendo, acho que há, em volta de nosso cérebro, uma expressa camada de realidade que nos impede de acreditar, ver as coisas. É uma doença muito séria, essa tal realidade. É preciso saber qual é o tamanho da nossa camada para poder livrar-se dela e assim ver um mundo mais bonito e encantador.  E como faremos isso? Taí, acho que essa é outra coisa que se aprende com a vida.

Agora eu quero saber a opinião de vocês. Acreditam ou não em sereias? E essa teoria, é babaquice ou realidade? A expressura da camada de teu cérebro, é de que tamanho?

Até mais!

Um comentário: